quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Depressão infantil está associada ao baixo peso ao nascer

Reportagem divulgada na Zero Hora divulga pesquisa que mostra relação entre depressão infantil e o baixo peso ao nascer.


De acordo com estudo realizado pela USP, o baixo peso ao nascer, como um risco biológico associado a outras variáveis clínicas e sociodemográficas, pode se configurar numa vulnerabilidade para a presença de dificuldades comportamentais e de depressão infantil.

O grupo formado por crianças com "muito baixo peso ao nascer" (abaixo de 1.500g) apresentou mais indicadores de hiperatividade em comparação aos demais, além de mais problemas de relacionamento com colegas e depressão infantil que os demais grupos "muito alto peso ao nascer" (acima de 4.250g). 

O baixo peso ao nascer pode ser, assim, reconhecido como uma condição adversa ao desenvolvimento infantil, favorecendo dificuldades comportamentais e depressão infantil. Considera-se, portanto, que o grupo de crianças nascidas com baixo peso mostrou-se mais vulnerável a dificuldades de saúde mental.

Depressão infantil

As causas são relacionadas a aspectos psicossociais, ou seja, perda de vínculos afetivos, divórcio dos pais, violência física e psicológica, falta de apoio familiar. Um dos primeiros sinais de alerta é a queda do rendimento escolar, além do desenvolvimento do quadro de mudanças repentinas do estado de ânimo, isolamento e tristeza. 

Trechos  retirado do site Zero Hora

 DICAS

  • Ressaltamos a importância do acompanhamento pré-natal para acompanhamento da saude da gestante e seu bebê. 
  • É importante que a equipe de saude busque incentivar e reforçar o vínculo mãe-bebê ainda durante a gestação,  pois o desenvolvimento deste laço afetivo  tem  grande influencia  no desenvolvimento psicológico e emocional da criança.
  • Proporcione um ambiente acolhedor e estável a seu filho.
  • Fique alerta a mudanças repentinas de comportamento de seu filho, caso as dificuldades persistam busque auxilio! 


Equipe CAPSIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário