quarta-feira, 12 de março de 2014

Bebidas alcoolicas e gestação

Pesquisa divulgada pelo jornal Estadão refere que "a  ingestão de bebida alcoólica no início da gravidez, mesmo em doses baixas, pode aumentar o risco de o bebê nascer prematuro ou com peso inferior ao esperado".

Segundo o jornal, participaram do estudo 1.264 mulheres que apresentavam baixo risco de complicações no parto. Os pesquisadores descobriram que as voluntárias que bebiam mais do que duas unidades de álcool por semana  (cada dose equivale a uma latinha de cerveja ou a uma taça de vinho) tinham duas vezes mais probabilidade de dar à luz um bebê prematuro ou menor do que o esperado, na comparação com mulheres que se mantiveram abstêmias. 
Os pesquisadores advertem ainda que período mais vulnerável da gestação seria o primeiro trimestre.

A matéria completa pode ser conferida Aqui.

Embora não acha unanimidade entre os médicos a respeito da ingesta de bebidas alcoólicas por gestantes,  e em que momento este comportamento passa a acarretar prejuízos ao feto, o cuidado com o bebê começa ainda na gravidez, assim, evite excessos e procure evitar o uso de álcool, cigarro ou outras drogas!

Enfatizamos ainda que a gravidez na adolescência é por si uma gestação considerada de alto risco, a gestante adolescente deve abster-se do uso de qualquer tipo de droga!

Equipe CAPSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário